Já começo dizendo algo muito importante sobre os escritores da Bíblia. Os escritores não eram jornalistas. Não conheciam mídias, e nem trabalhavam com marketing. Os autores e escritores da bíblia eram homens simples que iam se deixando levar pela inspiração do Espírito Santo na medida em que escreviam.

No século XVIII d.C., os Católicos achavam que Moisés tinha escrito o Pentateuco (que são os cinco primeiros livros do Antigo Testamento); mas, mas hoje, os estudiosos desacreditam disso. A versão mais correta é que Moisés escreveu os primeiros códigos e Leis de Israel, mais que ao longo do tempo, devido as mudanças históricas e sociais daquele povo, aqueles códigos foram sendo modificados (acrescidos de novas leis).
Esse é um dos exemplos que podemos citar para que você entenda como os livros foram escritos. A partir de Salomão, passou a existir na corte dos reis, tanto de Judá quanto da Samaria (reino cismático desde 930 A.C.) um grupo de escritores que zelavam pelas tradições de Israel, eram os escribas e sacerdotes.
Era um profundo desrespeito para aqueles homens, alterar qualquer palavra que fosse Divina. Assim a palavra foi sendo cuidada detalhadamente.
Lembrai-vos que é uma mesma palavra de Deus que está presente em todas as Escrituras, que é o mesmo Verbo que ressoa na boca de todos os Escritores Sagrados. Ele que sendo no início Deus, junto de Deus, não tem necessidade de sílabas por não estar submetido no tempo…
(Santo Agostinho – Séc IV)
(Santo Agostinho – Séc IV)
Veja, a Bíblia é a prova concreta do amor de Deus por nós. Deus não só quis falar ao seu povo, mas também quis que essas palavras fossem registradas para que outros que viessem, no caso a nossa geração, também tivessem a oportunidade de conhecer os ensinamentos de Deus para o seu povo. E além disso, vale a pena lembrar o que o Catecismo nos ensina. Ele diz que Deus quis falar ao seu povo, usando palavras humanas. Ele poderia ter feito de outra forma de outro jeito, mas preferiu que fosse assim. Quis expressar através de palavras humanas, o único verbo: Jesus Cristo.
Hoje, quando ouvimos críticas a respeito da palavra de Deus, muitas dessas dizem respeito a ausência de detalhes na narrativa. Há muito tempo atrás, lendo um livro que não gostaria de citar o nome, pois ofende a fé cristã (na época eu ainda não havia tido meu encontro com Cristo), o autor do livro criticava os escritores, dizendo que se eles fossem mais “jornalisticos”, nós hoje teríamos uma fonte mais segura da história. Porém a Bíblia não é um livro histórico, apesar de conter muitos detalhes históricos. A Bíblia é um livro de Fé, onde os autores escreveram sobre fé.
0 comentários:
Postar um comentário